AASI -ICEsta semana estive pensando que seria ideal se tivesse aparelhos auditivos personalizados para deficientes auditivos profundos, aos quais que atualmente são indicados para realizar o IC (Implante Coclear), inclusive eu. Ou seja, meu sonho é que um dia estes AASI alcançassem respostas auditivas equivalentes ao IC, sem necessitar de cirurgia. Talvez um grande grupo de fonoaudiólogos e técnicos em montagem e programação de AASI especializasse nisso? Seria um projeto que “esperançosamente” causaria um trampolim para todos nós! Através das minhas pesquisas quanto ao IC e experiências com os usuários dos mesmos, me surpreendi com as suas respostas através dessas próteses, é impressionante! Claro que cada um tem suas percepções auditivas diferentes, assim como todos os otorrinolaringologistas esclarecem aos candidatos nas consultas antes da cirurgia.

A diferença entre ASSI e IC, é que o primeiro somente amplifica o som, como se tivesse aumentando o volume dos sons ao redor, já o IC substitui diretamente a cóclea (órgão responsável pela audição no ouvido interno), já que os surdos profundos possuem poucos restos auditivos em função de sua cóclea estar deficitária.

Aos que tem memória auditiva (pós-lingual), onde a surdez ocorre durante a vida, as respostas através destas vias auditivas, sempre serão mais imediatas comparando aos que nascem com a deficiência. Enfim, não é somente colocar o implante e sairá ouvindo tudo 100%, por fim chegando a uma audição normal. É necessário ser perseverante e realizar muitas sessões de treinamento auditivo com um (a) fonoaudiólogo (a) tanto para recuperar a audição como para aprender novos sons que nunca ouviram na vida. Seguindo as regras, os resultados sempre tendem a ser um sucesso!

Com o avanço magnífico da tecnologia deste ramo, cada dia me surpreendo com meus novos AASI, e ainda estou no processo do aumento dos decibéis – (volume) deles. Em suma, acredito fortemente que nos próximos anos teremos novos AASI mais potentes, e possa completar minha audição. Quem sabe?!! Até personalizados?!! Pois agora já estou conseguindo ouvir palavras, e pequenas frases sem ler os lábios! Está sendo um avanço inexplicável…

Hoje, já passaram nove meses com as novas próteses e agora nasce um novo mundo para ultrapassar ainda mais sons novos que me aguardam!! Vibrem comigo os sons novos que descobri recentemente (1 mês)! Clique na imagem abaixo para ampliar:

Sons novos