file-1

Para quem não acredita que um surdo pode aprender a falar depois de certa idade, digo, já na fase adulta?!  Sim, é possível sim! Eu mesma há alguns dias não acreditava nisso, mas até que um dia o Aeston veio falar comigo contando a sua história, e fiquei surpresa quando ele me disse que aprendeu a falar aos 18 anos de idade! Sério mesmo gente! Eu fiquei de queixo caído, curiosa, lhe pedi que me enviasse um vídeo falando. Nossa, ele fala super bem (você verá no final do POST).

Aeston, 27 anos, nasceu com deficiência auditiva moderada/profunda sem causa, residente no estado de Roraima. Antes da fala se comunicava somente por gestos, era bem difícil, e sentia-se com baixa auto-estima e não tinha perspectiva no futuro, tinha muita dificuldade de se expressar. Ele conta que quando era pequeno, na região onde morava não havia profissionais que pudessem apoiá-lo na oralização. Estudou em escola regular, mas os professores não compreendiam-no, ele tinha bastante dificuldade para acompanhar as aulas.

Mais tarde, seus pais e avós que estavam sempre a par de tudo, resolveu levá-lo à SP para que os profissionais de todas as áreas de saúde e educação trouxessem recursos com a esperança de apoiá-lo na comunicação e aprendizagem. Quando ele soube dessa decisão, ele ficou muito feliz, mas não sabia dizer em palavras, somente ficou aquele sentimento de pura alegria, finalmente uma luz no final do túnel, e realmente era!

Começou a fazer tratamento fonoudiológico, psicólogico e aulas de reforço, que durou por 6 anos. Já oralizado, ele queria fazer vestibular na federal, passou então na prova e atualmente está cursando agronomia na UFRR, chorou muito de emoção por ter alcançado a oralização e a aprendizagem que adquiriu todos esses anos! Ele disse:

“Eu Percebi que era capaz de aprender tudo, é um sentimento muito forte e alegre, não tem como explicar!…Sem a minha família eu não estaria aqui falando!…Deus dá a oportunidade ao homem, e nós devemos correr atrás dessa oportunidade.”

Veja aqui o vídeo que o Aeston se apresentando, que voz bonita! Parabéns Aeston!

Lindo não? Vocês viram que para o primeiro passo, todos nós precisamos somente de UMA coisa: apoio da FAMÍLIA! Hoje eu aprendi com ele, é possível sim aprender a falar depois de certa idade, claro que eu não estou dizendo para se acomodar e esperar o tempo passar, mas o que eu quero dizer, é para aqueles que perderam a esperança, hoje temos aqui um belo exemplo, se você quiser falar, não precisa se cobrar a falar perfeito, até porque ninguém é perfeito, você pode sim!

Eu falo Rosa Pink e vc?