No colégio sempre foi muito difícil entender os professores de inglês, eles já chegavam à aula falando aquele idioma esquisito, e os lábios nem sequer mexiam… Mas ao mesmo tempo achava interessante (adoro desafios!), tive que me redobrar nos estudos em casa, como temas de casa, livros e a matéria copiada no quadro negro. Aprendi então várias palavras e algumas frases básicas.

Mais tarde, quando cursei as primeiras aulas particular de inglês (pois precisava da leitura labial do professor a todo o momento),  tenho percebido o quão é importante também a escrita do professor no quadro em sala de aula: a pronúncia das palavras, ou seja, escrever em português, exatamente como é pronunciada a palavra em inglês.  Segue um exemplo:

Television = Televichãn (Televisão)

Foi desta maneira que descobri escalar na minha aprendizagem em outro idioma, utilizando e redobrando a minha visão na escrita. Já os exercícios para “ouvir” eram descartados devido a minha surdez.
Ultimamente, resolvi voltar ao inglês para alcançar ao nível avançado, para minha surpresa e graças ao treinamento auditivo tenho compreendido algumas palavras da professora (aleatoriamente), sem leitura labial, mesmo que sejam poucas, é maravilhoso isso… Dentro de mim, pulo de alegria! Agradeço à todas pessoas que estão me dando apoio enorme e inimaginável!!

Gostaria de compartilhar com vocês, aos que possuem a mesma deficiência, algumas palavras em inglês para ajudá-los na pronúncia delas, ao menos na experiência que tive:
(Aos interessados e docentes de idiomas que estejam pesquisando, aproveitem também em conhecer como funciona este processo para adequar as aulas com apoio)

13º

Aquelas simbologias de pronúncias que existem nos dicionários Inglês/Português, realmente são complicadas de compreender, precisa de tempo e treinamento, e acho que ninguém deve usar muito, pois se não o Google Tradutor teria isso há séculos! Não é verdade? Mas os exemplos que citei na tabela acima é uma maneira de auxiliar para quem tiver interessado a aprender ou ensinar aos surdos como pronunciar as palavras em outro idioma de uma forma simples e prática.

Aqueles que passaram por esta mesma experiência, citem nos comentários se tiverem outras ideias que possam ajuda-los!! Afinal, eu amo idiomas desde pequena e sem saber por que, daqui a pouco irei aprender os outros também!  Carregarei todas as tabelas no âmbito cerebral, haja espaço!! rsrs