expectativa-para-2016

realidade

Gente, está correndo pelas redes sociais, a repercussão de reclamações em relação ao tamaninhoooo das “janelas” onde tem o intérprete de LIBRAS e também o tamanho das legendas nos horários políticos na televisão. Inclusive eu!

Estou indignada com o tamanho tão pequeno, é preciso estar bem perto do televisor para poder ler a legenda ou ver o rosto do intérprete de LIBRAS, muito provavelmente você estaria atrapalhando as outras pessoas que estariam assistindo…

Peraí, porque ver o rosto do intérprete? É tão importante assim? Não basta só as mãos? Não exatamente… A expressão facial vale OURO, pois é ali que nós deficientes auditivos entendemos melhor, e faz parte de todo um conjunto de comunicação! Imagine –se, você ouvinte, escuta uma palestra, um curso, ou até mesmo um programa televisivo… De repente, você começa a perceber que a voz do fulano não tem entonação de fala, parecendo um robô,  você passa a não entender exatamente a mensagem que ele está passando, e acaba perdendo todo o  interesse do assunto…Sem contar, as perdas de informações culturais, não é verdade?

Bom, nos horários políticos na TV, é a mesma coisa…. Hoje em dia, as nossas TVS são enormes, e por que os “janelas” continuam com o mesmo tamanho, pequenos? Vocês sabiam que há uma resolução Nº 23.457, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2015, que está para tornar-se LEI?

Então, vamos lutar para que nas próximas eleições tenhamos mais acessibilidade?!

A Febrapils (Federação Brasileira das Associações dos Profissionais Tradutores e Intérpretes e Guia-Intérpretes de Língua de Sinais) criou um espaço para que possamos expressar nossos direitos!

Clique abaixo para que você possa fazer sua reclamação!

febrapils

Vamos colaborar?!

Um abraço a todos!!