malala 2

Para quem ainda não sabe, ela usa Implante Coclear sim! Uma menina guerreira, forte e luta pela educação das meninas. Ela escreveu o livro contando a sua história sobre sua luta no Paquistão, por lá as meninas eram proibidas de estudar e muito menos ir à escola.

Sendo também obrigadas a usar a burca, trabalhar em casa, cuidar da casa e da família. E se não obedecessem às regras dos Talibãs, elas eram ridicularizadas, queimavam seus rostos, para envergonhá-las de suas ações. Malala achava isso um absurdo, juntamente com o apoio de seu pai na política da educação (que criou a escola que unisse meninos e meninas, lutava também pela educação das meninas). Malala mostrou então sua personalidade forte ao mundo e ganhou o prêmio Nobel da PAZ! E hoje, graças à ela, as coisas por lá melhoraram!

Mergulhando em sua história de bravura, vivia-se 24 horas por dia com medo de bombardeios espalhados em sua cidade chamada Vale do Swat. Malala foi perseguida pela sua luta, um dia, um dos talibãs que estava armado descobriu seu caminho à escola e parou o seu ônibus e perguntou “Quem é Malala?”, a menina mal olhou e foi atingida na cabeça.

Foi imediatamente socorrida, ficou muito tempo hospitalizada e como uma das sequelas, teve perda auditiva total em um dos ouvidos, e além disso, também foi atingida em seus nervos faciais (de um lado), em consequência dificultou o seu sorriso (mais tarde recuperou em torno 80% dos movimentos faciais). E aquele ouvido atingido foi inserido o Implante Coclear, recuperando sua audição!

Malala 1.jpg

Foto da página do livro de Malala, onde fala sobre o Implante Coclear.

Falam em problemas assustadores que podem acontecer com a cirurgia de Implante Coclear e o uso deles. Tudo é mito!! Não acreditem em nada destas loucuras antes de se informarem com profissionais especialistas na área e buscarem informações em bibliografias competentes. Eu tenho buscado estas informações ao longo de 4 anos. Participo de encontros de implantados e posso dizer que cada vez mais fico encantada com os resultados! É surpreendente ver as declarações emocionadas daqueles que já utilizam!

Pensando nisso, há pessoas com perda auditiva profunda a ponto de atrapalhar bastante a sua comunicação com o mundo, principalmente a quem já escutou alguma vez na vida, já tem a memória auditiva, tem receio da cirurgia do Implante Coclear, por variados motivos: Pode ter falhas, é irreversível, pode ter tonturas, ânsia de vômitos e etc…E por fim, desistem…

Enquanto vem o medo da cirurgia, vamos nos inspirar na história de Malala com bombardeios em volta de sua casa e ter certeza que vai morrer a qualquer momento, o medo é constante e apavorante, realmente é estar dentro de um filme de terror. Então, o implante coclear foi o de menos, um pequeno detalhe que a fez ouvir o mundo novamente! <3 <3

Malala 3

Vale a pena ler este livro, é lindo!! Beijinhos a todos!