P1010343 Fui convidada para 59ª Feira do livro no dia 13 de Novembro de 2013, para dar uma palestra sobre o incentivo da escrita e leitura da Língua Portuguesa para surdos, tal língua tão importante para ser lida e expressada tanto no papel como também nas tecnologias que vivenciamos hoje: SMS, facebook, redes socias e etc… Assim teremos vantagens na comunicação, também nos incluir em sociedade e principalmente no mercado de trabalho.

No palco, assim como outras palestrantes Janete Müller e Érika Silva, doutoranda e mestranda educação da UFRGS, que fizeram suas apresentações acerca da surdez, que foi um momento especial para que as pessoas conhecessem sobre vivências de surdos e que também utilizam modalidades diferentes para comunicação: Através da LIBRAS e/ou oralização, que ampliam horizontes!!

Com a escrita e leitura da Língua Portuguesa já assimilada desde cedo, concomitantemente com a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, acredito que seria mais uma porta de aprendizagem espontânea e divertida, sem que a criança se sinta “obrigada” a falar. Mas não dispenso a utilização dos aparelhos auditivos – AASI em ambos ouvidos, hoje a tecnologia dos mesmos tem avançado surpreendentemente desde o meu diagnóstico quando era bebê, com a minha surdez profunda, os AASI tem me proporcionado muitos recursos que jamais havia escutado durante 27 anos da minha vida. Hoje eu posso dizer que eles dão sentido a vida e beleza dos sons! Amo músicas, e tudo isso me fez superar a mim mesma!

O caminho que me encontro hoje, foi fruto da escolha de minha mãe e mais tarde segui pelos meus próprios trilhos, pois adoro desafios: quanto mais difíceis as coisas são, mais interessantes elas se tornam, risos… Na infância e na adolescência fui intensamente estimulada na escrita da Língua Portuguesa, sofri bastante com isso durante muito tempo, mas consegui superar e ainda continuo em busca da melhor perfeição possível! Isto vale muito a pena, pois temos acesso a todos os tipos de informações e na cultura, e ainda mais te leva para onde você quiser! Assim como diz a Feira do LIVRO: LER É PODER!  

Para finalizar, seguem as fotos deste momento especial que foi uma honra por ter sido convidada pela Adriana Thoma (coordenadora do Programa Incluir UFRGS) e a sessão de autógrafos que se fizeram presentes pessoas muito especiais e interessadas em minha obra

Obrigada pela presença de todos!!

P1010359

P1010449

P1010502

P1010348

 E, aguardem novidades! 😉