Tive uma visita surpreendente da REDE TV PAMPA , empolgante e muito feliz por estar comemorando o meu primeiro ano de lançamento do meu livro: SURDEZ Silêncio em Voo de Borboleta,  (05 de Outubro de 2013), guardo com carinho em minha memória e em meu coração cada um que foi no evento, e todos aqueles que continuam juntos em minha caminhada! Tudo foi muito lindo e emocionante!! Segue o vídeo da Rede TV PAMPA que foi divulgado na última quinta-feira (09 de Outubro):

 

 Edição de imagens: Karoline Cardoso.

Vera Armando: E você vai conhecer agora a emocionante história de Patrícia! A mãe desta jovem descobriu que ela era surda quando tinha apenas 1 ano e 2 meses. Foi muito difícil de receber a notícia, mas Dona Maria Angélica nunca desistiu de ajudar a filha e as duas vivem muito felizes!

Marceli Dutra: Com 29 anos, Patrícia é formada em Terapia Ocupacional e já concluiu sua pós-graduação em Marketing Digital. Mas o início desta história não foi nada fácil, Dona Angélica teve Rubéola na gestação e Patrícia nasceu com deficiência auditiva.

Angélica: Ela nasceu com surdez profunda e severa, inclusive, ela não poderia usar próteses auditivas, eu insisti no uso delas e começamos um trabalho na nossa vida! Ela fazia sessões de fonoaudiologia, pedagogia e psicologia…Semanas e semanas por um longo período da sua vida.

Marceli Dutra: Mesmo não escutando absolutamente nada, Angélica nunca desistiu de estimular sua filha. Ela conta que quando ainda era pequena, um dos momentos preferidos da menina era brincar
na banheira.

Angélica: Na hora do banho que uma mamãe pode falar com o filhinho, eu não podia fazer isso. Então na hora do banho eu utilizava outras coisas para substituir aquele carinho afeto da mãe com a criança.

Marceli Dutra: E foi com brincadeiras que a jovem começou a dizer as primeiras palavras.

Angélica: Tinhamos uma mesa na sala, onde em cima, havia lápis colorido, tintas, papeis e todos os materiais que facilitasse nossa comunicação.

Marceli Dutra: Patrícia sempre foi muito inteligente e estudou em escolas regulares, nunca de sua deficiência algo que a prejudicasse. Agora ela dedica a sua vida a ajudar outras pessoas que estão passando pela mesma situação que ela já vivenciou. Patrícia mesmo com todas as dificuldades que enfrentou na vida, lançou o livro no ano passado que completa um ano nesta semana. Já foram feitos 1.000 (mil) exemplares e se prepara para a 2ª edição, já tem pedidos até do exterior.

Patrícia: Eu escrevi um livro sobre minha trajetória desde pequena: SURDEZ Silêncio em Voo
de Borboleta, é uma história muito bonita e difícil. Antes de lançar o livro eu criei o blog com o mesmo nome do livro.

Marceli Dutra: Patrícia escuta alguns poucos sons há dois anos, devido a  utilização de um aparelho digital. O mais incrível é que a fala dela é impecável. Ela conversa normalmente com as pessoas fazendo leitura labial. E com todas essas forças de vontade montou seu próprio local de trabalho.

Patrícia: Eu tenho uma sala de atendimento na Clínica RADICOM e lá eu atendo as pessoas com deficiência auditiva, pais e familiares de crianças também com deficiência auditiva.

Marceli Dutra: Patrícia possui dois sonhos:

Patrícia: Ah! Tenho vontade de escrever o segundo livro e talvez fazer o Implante Coclear. Porque eu quero ouvir e quem sabe um dia ouvir várias coisas sem leitura labial.

Marceli Dutra: Patrícia também faz palestras com o objetivo de orientar familiares a lidar com pessoas que tenham perda auditiva e ela deixa um recado:

Patrícia: É só acreditar, ter fé e que os pais destas crianças lembrem-se de estimular sempre
desde bebezinho!

Marceli Dutra: É possível entrar em contato com Patrícia pelo blog ou por mensagem para (51) 84758270 para maiores informações. É uma história linda de superação, não é?!!

Obrigada pela TV PAMPA por ter divulgado a minha trajetória e espero muitas caminhadas por aí!! E você leitor, espero que tenha gostado!

Um grande abraço a todos!