Sobre Patrícia WittMinha história

Meu nome é Patrícia, tenho surdez profunda e bilateral desde nascença, sou oralizada e também tenho fluência na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Há surdos que utilizam um ou mais modalidades de comunicação: os oralizados, os usuários de LIBRAS e aos que utilizam os dois! Acredito que quanto mais conhecimento com línguas, apenas teremos mais horizontes e fonte de informação!!

A LIBRAS me oferece acessibilidade em seminários, congressos, palestras, com grande quantidade de pessoas… Se não, ficaria muito difícil fazer leitura labial lá no palco, não é verdade? E o microfone na frente da boca? Nem se fala… Bem, até com onze meses de idade ninguém suspeitava do silêncio que me rodeava. Com um ano e dois meses fui diagnosticada e indicada para ser uma das primeiras candidatas ao Implante Coclear pelo otorrinolaringologista mais conceituado do país, mas naquela época os projetos para o mesmo ainda estava engatinhando… Minha mãe, então escolheu que eu utilizasse os aparelhos auditivos (AASI), mesmo sabendo que os benefícios seriam poucos, mas ela sabia que eu chegaria longe: Escritora, Palestrante, Graduada em Terapia Ocupacional e Pós graduada em Marketing Digital.

Sempre amei línguas desde pequena: aprendi LIBRAS, Inglês e atualmente estou estudando alemão! Utilizo os aparelhos auditivos até hoje e adoro! Não consigo ficar sem eles, parece que o mundo morre sem os sons… Com eles escuto e identifico alguns sons, vozes. Compreendo algumas palavras aleatoriamente (bem pouco mesmo) sem leitura labial com pessoas que tenho mais convivência, graças aos meus novos AASI que têm me proporcionado novas experiências sonoras! Com estímulos fonoaudiólogos e pedagógicos que tive quando criança, evoluí muito com o aprendizado e me relacionar com o mundo, pois antes disso não respondia aos sons e a linguagem não fluía naturalmente como as outras crianças ouvintes.

Os resultados que obtive hoje, foram além do esperado! E atualmente estou na luta para conseguir o Implante Coclear! Agradeço muito a Deus, aos familiares, amigos, professores, fonoaudiólogas, pedagogas e principalmente minha mãe por me estimularem para que eu tivesse uma oralização quase exemplar. E também a LIBRAS que têm me proporcionado e ainda me proporciona a acessibilidade e entender ainda mais o mundo do silêncio! Agradeço também a todos seguidores que cresceram junto comigo neste meu blog, juntos seremos mais fortes! Agora, sejam bem vindos ao novo layout e novos recursos do Surdez Silêncio em Voo de Borboleta, aproveite! 😉

Patrícia Rodrigues Witt