Em 2012, participei em um grande evento: XX Congresso de Marketing ADVB/RS no Teatro do Bourbon Country em Porto Alegre, solicitei intérprete de LIBRAS e logo fui muito bem atendida e reservaram a minha cadeira para que eu ficasse acomodada e bem de frente ao palco, onde ficariam os intérpretes, e por surpresa, sentei ao lado da famosa repórter Glória Maria!! Quando ela sentou ao meu lado, dezenas de fotógrafos vierem fotografa-la, parecia que eu fazia parte da fama, se imaginem eu colada ao lado dela, me sentia famosa por uma noite… Risos. Esta foi a minha vantagem de estar no mundo das celebridades!
A LIBRAS é uma Língua utilizada pelos surdos, conforme a Lei Nº 10.436, de 24 de Abril de 2002, reconhecida como meio legal de comunicação e expressão, considerada também uma língua oficial como qualquer outra, assim como o Inglês, Espanhol, Francês e etc. E que também fortalece currículos! Aprendi esta língua no início da minha adolescência, nesta época utilizava o último par de aparelhos auditivos analógicos e que estes não alcançavam um bom nível de captação de sons como os aparelhos digitais que utilizo hoje. Então, aqueles momentos foram muito interessantes e pude experimentar outro mundo completamente diferente, mas ao mesmo tempo, era um mundo no qual eu sentia firmeza e domínio na comunicação (e que permanece até hoje), também tive descobertas sobre mim mesma, percebia que a expressão era mais espontânea tanto nas emoções como no corpo, as quais tem o objetivo tão interessante de substituir a entonação da voz emitida pelos ouvintes, que nós surdos não percebemos. Quando comecei os contatos com outros surdos naquela época, foi a primeira vez que tinha me identificado com eles, pensei: “eles existem!”, ali me sentia acolhida e quando compreendia o que todos falavam, achava o máximo! E não me notava diferente deles. Atualmente, quando participo em reuniões, seminários e congressos com grande número de pessoas ouvintes, sempre solicito um profissional de intérprete de LIBRAS, pois assim posso acompanhar do começo ao fim, sem perder nenhuma palavra! Mas nem sempre a solicitação é atendida, devido à falta de informação do artigo 14 da lei federal nº 10.436, decreto 5.626 de Dezembro de 2005, seguem o link para conhecimento:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm
Espero que esta lei seja cumprida em todos os órgãos educacionais e culturais o quanto antes, vamos se mexer gente!!
sim! que se faça cumprir essa lei. adorei teu blog com ele estou aprendendo coisas que não sabia sensacional continua escrevendo que eu vou estar sempre lendo bjs
Que bom que vai ler sempre!!! A luta sempre continua!!
Dica: cadastre seu e-mail aqui no blog para receber novas postagens, automaticamente!!Beijos!!
Olá,estou adorando o blog!
por certo não sei libras e por não recisar usar então não aprendi, mas sempre achei muito interessante. mas até hoje não só a necessidade de libras, assim como outras que fazem parte do nosso dia-a-dia pela falta de informações acaba sendo frustrante para nós portadores de defiência auditiva e oralizados.
Abraços!!!
sou super a favor do interprete lugares públicos e principalmente escolas e postos médico, mas infelizmente isso não está acontecendo, eu sou recém formada em pedagogia tenho pós de LIBRAS, e gostaria de aprender mais, pois só estudar sobre o assunto e pouco, estou sempre pesquisando e procurando conhecer mais os sinais, para passar o correto para meus alunos, futuramente por que eu sei que aqui onde eu moro tem vaga, e sim temos pessoas surdas que precisam estudar mais pelo fato de não contratarem nós o profissionais que tem eles estão sem está em sala de aula, enquanto isso estou aqui parada e sem trabalhar.
Boa tarde Grassiele,
É muito importante termos profissionais intérpretes de LIBRAS, em todos lugares e principalmente nas escolas… Infelizmente, ainda estamos engatinhando para esta inclusão. As pessoas, digamos assim “leigas” rotulam a comunidade de pessoas com limitação auditiva, vulneráveis. Os leigos, por sua vez, são enganados por acreditar que isto tem alguma ligação paralela com atraso cognitivo… Mas esta vulnerabilidade é originada por negligência, falta de informação e de apoio. Espero que com este blog, com sua desenvoltura, somatório de conhecimentos e experiências, que todos nós possamos eliminar este rótulo! Um abraço!
Que legal ver teu blog, Patrícia! Já vai um tempo que fui tua ILS no IPA, né? Sucesso!
http://interpretacaodelinguadesinais.blogspot.com.br/
Oie Maria Cristina!! Sim, foste a minha intérprete no IPA! Nossa, quanto tempo…Vi seu blog, achei muito legal, também desejo para ti muito sucesso!! Um enorme Beijo!!