Menina

Sabe quando você não consegue emitir sua voz? por natureza do ser humano, o corpo tenta se comunicar de outra forma, ele grita desesperadamente querendo dizer algo, ele pode ouvir ou não, o sentimento vira um caos em todos os sentidos, porque nós todos sabemos que no mundo precisamos de comunicação: oral e escrita (em todos cantos do mundo), essa foi a forma que o ser humano encontrou ao longo de séculos, por ter suas condições físicas e auditivas consideradas “normais”. Mas quando não temos? Por um longo período esta minoria ficou impossibilitada em se comunicar de forma básica e que seja compreensível, constituindo apontamentos (sem algum recurso para auxiliar a comunicação) e muitas vezes causavam “sem lógicas” dificultando ainda mais a integração social e familiar.

Com a preocupação e sensibilidade por parte da sociedade, surgiram estudos e criaram a comunicação alternativa na década de 50, começando com a luta de direitos para surdos, a língua de sinais. Mais tarde ela ampliou para outras deficiências que impossibilitavam a comunicação oral e escrita, tais como problemas motores, afasia, retardo mental e autismo. Com o desdobramento de ideias e com a evolução da tecnologia surgiram novas propostas de ampliar a comunicação, tomando formas mais precisas e ajustando nas mais variadas de dificuldades de expressão.

Hoje a Comunicação alternativa se tornou num grande leque de ferramentas e estratégias para auxiliar pessoas a se comunicar através de recursos assistivos: de um simples papel às altas tecnologias tais como computadores, smartphones e tablets.

Então, dia 02 de Junho de 2017 em Porto Alegre, teremos o IV encontro Regional de Comunicação Alternativa – ISAAC BRASIL- SUL: Comunicação Alternativa: Uma questão de Direito. 

Este evento é promovido pela ISAAC Brasil – saiba mais em http://www.isaacbrasil.org.br/encontroregionalsul.html

Confira abaixo a programação completa! Venha conhecer, esperamos vocês lá!

DIVULGAÇÃO IV ENCONTRO REGIONAL ISAAC BRASIL REGIÃO SUL 2_Site_v7[4454]