Contação de história- a vovó maluquinha

Olá pessoal!!! Quem não gosta de contação de história em LIBRAS? Pois é, essa maravilha passará em Porto Alegre-RS no dia 02/07/2017 (domingo), e será gratuito no Santander Cultural. Tão importante passar esse momento de integração com a família e aprender a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). Até pouco tempo atrás eu não podia assistir nenhuma peça de teatro, pois não havia nenhuma acessibilidade para que eu pudesse entendê-los, hoje as pessoas se uniram para a construir a inclusão para todos, e estou muito curiosa para conhecer o trabalho dessa equipe que colocaram amor nessa história: A vovó maluquinha! Então, veja abaixo que a Si Dornelles explica tudo sobre como funciona o trabalho da equipe:

Somos um grupo de 4 integrantes: Si Dornelles (eu), Roberto Perellô, Giane Oliv e Cidinha Gomes. Nós contamos histórias bilíngue em Libras/Português!

Alunos do IFRS Alvorada do curso em TTILS (Técnico de Tradução, interpretação em Línguas de Sinais), nos formaremos ao final deste ano (2017) se Deus quiser, se nós trabalharmos para que este objetivo seja alcançado!

Nossa proposta de trabalho é fazer contações de histórias em LS (Línguas de Sinais) e LP (Língua Portuguesa), você sabe como? A nossa equipe se divide: eu faço a contação de história no palco, e os outros na plateia atuam como intérpretes oralizando a história em português.

Desta forma podemos dar acessibilidade ao público surdo e ouvinte e divulgar a Libras de maneira lúdica oportunizando trocas de saberes entre as comunidades surda e ouvinte.

Em alguns momentos o público é incentivado a interagir com os intérpretes respondendo algumas perguntas dos personagens da história, o público deverá responder em Libras proporcionando a troca e o aprendizado de alguns sinais básicos da Libras ao público ouvinte.

A história contada é uma livre adaptação de um livro que foi traduzido e interpretado para Libras com o título de “A vovó Maluquinha”, essa contação fala sobre respeitar as diferenças, a importância da solidariedade e do trabalho em equipe.

 A duração é de 30 minutos é destinada ao público infantil e para todas as idades. Nas apresentações anteriores observamos que todos interagiram tanto as crianças quanto os adultos.

Este trabalho é um experimento teórico-prático das aprendizagens proporcionadas pelo curso TTILS e também com as trocas de saberes com os surdos.

Nosso objetivo é continuar trabalhando com a Comunidade Surda nas áreas de Arte, Educação e Acessibilidade Bilíngue Libras/Português e para que possamos aprimorar nosso trabalho contamos com a participação da Comunidade Surda para que venham, nos assistam e nos passem dicas e ideias de como poderíamos melhorar nosso trabalho.

Venham conhecer a nossa atividade e bater um papo em LS ou LP após a apresentação da contação.

Estaremos no dia 02 de julho no evento do Domingo em Família do Santander Cultural em Porto Alegre-RS, gratuito em 2 apresentações das 14:00 às 15:00 e das 16:00 às 17:00. Os ingressos começarão a ser distribuídos às 13:30. Além da contação de história o Santander Cultural terá outras atividades gratuitas como cinema, oficina de artes e exposição.

Venham com sua família e amigos estaremos esperando por vocês!

Abraços sinalizados e até domingo!

Contato:

Facebook: Si Dornelles

Fone/WhatsApp: (51) 99403 7349